FILTRARBitola em Milímetros
Capacidade de Interrupção
Compatibilidade
Corrente Nominal
Curvas de Disparo
Espessura
Proteção
Tensão Nominal
Tensão de Isolação
Tensão de Operação
Tipos de Pólos
Categoria
Marcas
DISJUNTORES
Disjuntores: principais tipos
Os disjuntores são separados nos dias atuais, de acordo com duas principais características: número de fases suportadas e pela sua curva de disparo. Quando falamos de números de fases, temos os seguintes: monopolar, bipolar e tripolar. Além disso, disjuntores podem ser separados de acordo com a sua curva de disparo, sendo encontrados nas seguintes curvas: curvas B, C e D. Confira abaixo um pouco mais sobre os disjuntores existentes e suas principais características:
Tipos de Disjuntores por Fase
Disjuntores Monopolares: os disjuntores monopolares trabalham com uma única fase elétrica, sendo principalmente utilizados em instalações residenciais, onde toda a instalação trabalha com sistema monofásico de energia elétrica. Neste caso, a energia utilizada pode ser de 110/127v e 220v, sendo vista de maneira muito comum em tomadas e circuitos de iluminação residencial e comercial.
Disjuntores Bipolares: disjuntores bipolares são comumente vistos em situações em que duas fases de energia elétrica serão utilizadas numa mesma instalação, vemos situações como esta em instalações elétricas comerciais e residências, onde aparelhos monofásicos de diferentes voltagens são utilizados ao mesmo tempo, como no caso onde chuveiros e torneira elétricas de 220v são utilizados juntamente com tomadas e lâmpadas 110v.
Disjuntores Tripolares: os disjuntores tripolares são menos utilizados, já que estes são requeridos somente em situações específicas, sendo comumente utilizados em motores elétricos trifásicos, que possuem três diferentes fases elétricas.
Tipos de Disjuntores por Curva de Disparo
Disjuntores de Curva de Disparo B: os disjuntores de curva B são aqueles que funcionam no momento em que a amperagem do circuito elétrico atinge níveis de 3 a 5 vezes maiores do que a sua corrente elétrica nominal. Dessa maneira, disjuntores de curva B que tenham (por exemplo) 10A de corrente nominal, terão a sua energia cortada no momento em que tal corrente atingir entre 30A e 50A.
Disjuntores de Curva de Disparo C: os disjuntores que possuem sua curva de disparo C, conseguem trabalhar com níveis mais altos de energia, sendo acionados quando a sua corrente nominal atinge cerca de 5 a 10 vezes o seu valor original. Neste caso, a corrente de um disjuntor com 10A será interrompida quando este chegar entre 50A e 100A de corrente elétrica nominal.
Disjuntores de Curva de Disparo D: além destes, temos os disjuntores com curva de disparo D, que suportam ainda mais energia e são acionados após níveis altíssimos de energia serem alcançados. Neste caso, disjuntores com curva D são acionados quando os níveis de corrente atingem entre 10 e 20 vezes seus níveis nominais, sendo assim, um disjuntor que possui 10A vai ser acionado quando a amperagem do circuito atingir valores entre 100A e 200A.
Disjuntores na Eletrorastro
Aqui em nossa loja, nós temos os principais modelos de disjuntores, todos a pronta entrega e com excelentes preços. Além disso, possuímos as melhores marcas deste necessário e indispensável produto, entregando assim muita qualidade e segurança para você. Sabendo disso, corra e aproveite agora mesmo nossas promoções de disjuntores e deixe suas instalações elétricas muito mais seguras e confiáveis, contando com toda a experiência e profissionalismo que só a Eletrorastro pode oferecer!